Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Crente "sem-igreja". É possível???

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR. (Slm 122:1)
Há algumas semanas, eu fiquei chocado com uma notícia que saiu na Folha de São Paulo. O título era “Sobe total de evangélicos sem vínculos com igrejas”. Estranhei o título – achei que estava errado - e a curiosidade me levou a ler o conteúdo. Mas realmente era isso mesmo!

A que ponto conseguimos chegar com a esculhambação da vida cristã!

O IBGE, em pesquisa sobre orçamentos familiares, constatou que de 2003 a 2009, o percentual de evangélicos sem vínculos com igrejas cresceu em 10%, alcançado a triste marca de aproximadamente 4 milhões de pessoas que se dizem evangélicas, porém, sem nenhum vínculo com igrejas.

É, no mínimo, estranho pensar que exista ao menos um cristão verdadeiro que pense poder praticar a sua fé sem o vínculo com uma igreja. Um indivíduo racional que se diz cristão deve, em primeiro lugar, conhecer alguma coisa da Bíblia, afinal, ela é regra de fé e de prática, ou pelo menos deveria ser.  

Ora, não conheço nada na Palavra de Deus que oriente o cristão a se desvincular da igreja. Todos os Cristãos recebem dons de Deus para colocá-los à disposição da igreja. Segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo. (Efésios 4:11-12)

Pensar que exista um verdadeiro cristão sem vínculo com igreja é o mesmo que pensar em um vegetariano que gosta de comer carne, ou seja, é impossível. Se o sujeito é vegetariano, é exatamente porque não come carne. Da mesma forma, se o cristão não acha importante ter vínculo com igreja é porque não é cristão.
    
Vejamos algumas considerações bíblicas sobre a importância da igreja na vida cristã:

1)Jesus Cristo ia e participava da vida em igreja:
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, e, no sábado, ele foi ensinar na sinagoga. (Mar 1:21)
2)Jesus Cristo estabeleceu princípios de disciplina para o membros da igreja:
Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos. (Mateus 18:17)
3)Os discípulos de Jesus Cristo, após a sua ressurreição, pertenciam à igreja e ela crescia em quantidade e qualidade:
Em toda a região da Judéia, Galiléia e Samaria, a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus. (Ats 9:31)
4)Ao contrário de muitas igrejas da atualidade que possuem um único líder humano, a igreja de Jesus Cristo, no tempo dos apóstolos, escolhia os seus líderes sob o temor do Senhor:
E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. (Atos 14:23)
5)A própria Bíblia, reconhecendo a natureza humana pecaminosa e os exemplos existentes ainda naquela época, exige a comunhão em igreja como uma regra a ser cumprida:
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. (Heb 10:25)
Como visto, resumidamente, acima, segundo a própria Bíblia, não é possível a existência de cristão desvinculado de igreja. Mas, diante da situação caótica de muitas igrejas, as quais têm se tornado em verdadeiras sinagogas de Satanás, não é de admirar que muitos recém convertidos, mal instruídos na doutrina bíblica, queiram realmente distância de certas "igrejas".

Porém, grande parte do problema reside no fato de que as igrejas cristãs estão abandonando a pregação bíblica da exigência da santidade, do arrependimento, do abandono do pecado, em favor de uma pregação light, sem relevância, sem compromissos e sem mudança de vida. O resultado é que estas igrejas enchem de gente no início, mas com o passar do tempo, vão se esvaziando, saem de moda! E os que ficam sem rumo por terem sido enganados pelo falso evangelho, e que ainda se consideram cristãos, preferem romper o vínculo com igreja.
    
Que não seja assim no nosso meio, que possamos fazer parte de uma igreja relevante e que pregue a Bíblia com fidelidade. Por isso, assuma compromissos com a sua igreja, busque na Palavra de Deus a orientação para sua vida pessoal, critique menos os irmãos e os ajude quando se mostrarem fracos na fé. Em vez de romper os vínculos, vincule-se cada vez mais!


Presb. Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário