Páginas

sábado, 16 de junho de 2012

Quem é Deus? (Parte 7)


“A sua sabedoria é profunda, e o seu poder é grande; quem pode desafiá-lo e vencer?”(Jó  9:4)
A Sabedoria de Deus. 

Creio que o fato mais difícil de ser aceito pelo ser humano é a nossa falta de sabedoria. Podemos ser sábios em algumas coisas apenas, por sinal poucas, mas em relação à maioria das situações, apresentamos total imprudência e fraqueza. E pior, nos julgamos sábios e poderosos em quase tudo.

Porém, só Deus é o exemplo e padrão da sabedoria perfeita. Cabe ao ser humano duas coisas: reconhecer nossa limitação e colocar nosso alvo de sabedoria só em Deus. “Portanto, sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.” (Mateus 5:48)

Onde podemos então perceber a sabedoria de Deus?

Em primeiro lugar, na infinita inteligência de Deus. Ele conhece os mais profundos segredos dos homens. “Mas há um Deus no céu, que explica mistérios...” (Daniel 2:28). Nós podemos apenas imaginar o que se passa na cabeça dos outros baseando-nos unicamente na aparência exterior. Deus, entretanto, vê plenamente. Ele conhece os mais profundos pensamentos e planos do homem. “Foi Deus quem fez as montanhas e criou o vento. Ele revela os seus planos aos seres humanos. Ele faz o dia virar noite e anda por cima das montanhas. Este é o seu nome: o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso”(Amós 4:13).

Por isso, é tolice querer viver alheio à sabedoria e ao poder de Deus. Ele nos enxerga e nos conhece. Conhecemos apenas uma parte de nós mesmos. Só Deus nos conhece plenamente e sabe do que somos capazes. Assim, viver segundo os mandamentos de Deus é mais do que uma questão de obediência. É uma questão de sobrevivência neste mundo e na eternidade. Seguindo os passos que Deus traçou, não corremos nenhum risco. Só ele conhece o caminho verdadeiro.

Em segundo lugar, podemos perceber a sabedoria divina no trabalho perfeito de Deus em nosso favor. E são várias as manifestações grandiosas do trabalho perfeito de Deus, vejamos algumas manifestações claras da sabedoria de Deus: 

A sabedoria perfeita de Deus se manifesta na obra da criação. A criação é tanto um monumento ao seu poder quanto um espelho no qual podemos ver sua sabedoria. Se o sol fosse, por exemplo, colocado pouco mais próximo da Terra nos queimaria, se mais distante, não nos aqueceria. Tudo na criação é organizado e ordenado a determinado fim: a glória de Deus

A sabedoria de Deus aparece nas obras da providência. Deus aplica a sua providência por através de situações adversas. Como na história de Gideão, por exemplo. Deus ordenou que o exército de centenas de milhares fosse diminuído para apenas 300 homens. A derrota parecia certa aos olhos humanos, mas a garantia da vitória não estava no número de soldados, mas no controle que Deus tem de todas as situações

Viver uma situação adversa e um momento de aflição são ocasiões que o próprio Deus permite para avaliar a nossa fé e nossa capacidade de obedecer independente das circunstâncias. “Não foi com espadas que os nossos antepassados conquistaram aquela terra; não foi com o seu próprio poder que eles venceram. Eles venceram com o teu poder, com a tua força e com a luz da tua presença. Assim tu mostraste o teu amor por eles.” (Salmo  44:3)

A sabedoria perfeita de Deus brilha na obra da redenção. A redenção nada mais é do que o plano maravilhoso de Deus em salvar o pecador. Se após o pecado original de Adão, que condenou toda a humanidade, Deus tivesse nos dado condições de encontrar a salvação por nós mesmos, não teríamos inteligência suficiente para sermos gratos por tamanha maravilha e nos entregaríamos ao pecado do orgulho e da vaidade. A sabedoria de Deus entrou em cena e a decisão foi tornar-se Deus em homem, determinando que a segunda pessoa da Trindade Santa se tornasse em carne sofredora. Para preencher os requisitos santos de Deus era necessário que o sacrifício fosse de homem perfeito. O Filho Bendito, Jesus Cristo, veio ao mundo, se fez homem como nós, porém sem pecado, para ser oferecido como sacrifício perfeito a Deus, afastando de nós a condenação merecida.

Só a Fé Salvadora que ele nos concede é que é capaz compreender tamanho mistério e sabedoria. “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” (Romanos 11:33).

Ainda assim, o mundo vê e não enxerga; escuta e não compreende!

Façamos como o rei Salomão que durante sua juventude dedicou-se a desvendar e conhecer a sabedoria divina.  O segredo de Salomão para adquirir sabedoria foi simples: ele pediu sabedoria a Deus. “Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo? Deus gostou de Salomão ter pedido isso.” (1Reis 3:9-10).

A verdadeira sabedoria está em Deus. Ele é a fonte da verdadeira sabedoria. Sua sabedoria é compartilhada e não se enfraquece. Seu estoque não se esvazia ao dar. Basta pedir e praticar seus ensinos. Peçamos sabedoria para não cairmos nas ciladas desta vida, para que não sejamos enganados pelo belo disfarce da maldade.

Sendo Deus infinitamente sábio, devemos então nos dedicar a buscar e a glorificar a sabedoria que vem Dele. Devemos glorificar a esta sabedoria infinitamente perfeita que a tudo criou, que a tudo preserva e sustenta através da providência e que é a única fonte de salvação eterna!

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”(Tiago 1:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário