Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Quem é Deus? (Parte 9)


“Santo, santo, santo é o SENHOR Todo-Poderoso; a sua presença gloriosa enche o mundo inteiro! ” (Isa 6:3 NTLH)
Deus é Santo. 

Vamos falar um pouco sobre a santidade de Deus. Aliás, santidade é assunto dos mais esquecidos, até mesmo entre os cristãos.  

A santidade de Deus reflete sua pureza. Ser santo é ser puro, sem mistura ou contaminação. Assim é Deus. Em parte, temos desprezado a santidade em nossas vidas porque desprezamos ou desconhecemos a santidade de Deus.   

O ser humano tem implantado dentro de si a vontade de pureza. Constatamos isso através da apreciação e valorização de objetos puros e o pavor que temos da contaminação. Por exemplo, nós contaminamos o ar das cidades, mas apreciamos o ar puro e limpo dos campos. O mesmo ser humano que degrada o meio ambiente reconhece a necessidade de habitar em local limpo e agradável. Nós sujamos a casa, mas detestamos habitar no meio da sujeira.

Do mesmo modo em relação à moral. Nós mentimos, mas odiamos ser alvo de mentiras. Nós roubamos, mas odiamos ser roubados. Adoramos levar vantagem sobre próximo, mas odiamos que os outros nos passem para trás. São as contradições que carregamos em razão do pecado, que nada mais é do que o nosso distanciamento em relação a Deus. O pecado é a inimizade e a rebeldia em obedecer aos mandamentos de Deus. Os mandamentos são reflexos da sua pureza divina e devem ser alvo para as nossas vidas.  "Eu sou o SENHOR. Dediquem-se a mim, o Deus de vocês, e sejam completamente fiéis a mim, pois eu sou santo..." (Lev 11:44 NTLH)

A santidade de Deus é intrínseca. Ele é santo em sua natureza, a perfeição e a pureza são a essência do ser de Deus. Assim como a luz é a essência do Sol,  Deus irradia sua santidade na natureza que ele criou ao dar valor aos elementos puros. Quanto mais puro o elemento mais nobre ele é. Na natureza, geralmente os elementos mais puros são os mais escassos. Na humanidade, atitudes que demonstram santidade são as mais escassas e desejadas, porém cada vez menos praticadas! 
 
Ele é santo em sua Palavra. Cada linha da palavra de Deus transpira santidade e estimula a uma vida santa, pois demonstra o alto padrão das exigências de Deus. "As promessas do SENHOR merecem confiança; elas são como a prata pura, refinada sete vezes no fogo." (Salmo 12:6 NTLH)

A santidade de Deus é original e primária. Ele é a origem e o padrão da santidade e da pureza.  A santidade começa em Deus e dele irradia por todos os outros seres criados. Nada é mais puro do que a origem. "...Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida." (Apo 21:6 NTLH)

A santidade de Deus é eficiente. Ele é a causa de tudo o que é santo nos outros. A pouca santidade que temos é mero fio dessa fonte original de santidade que nos foi implantada à "semelhança de Deus". A nossa santidade é recebida de Deus. Todo o dom perfeito vem de Deus. "Tudo de bom que recebemos e tudo o que é perfeito vêm do céu, vêm de Deus, o Criador das luzes do céu. Ele não muda, nem varia de posição, o que causaria a escuridão." (Tiago 1:17 NTLH)

Ele nos santifica ao nos separar para sua adoração exclusiva. A humanidade caída se desvia e inclina-se diante de qualquer instrumento de adoração, rende-se à criatura e esquece-se do Criador. Mas existe um chamado, uma vocação. Existe um povo escolhido e chamado à obediência. "Obedeçam às minhas leis. Eu sou o SENHOR, e eu os separei dos outros povos para que vocês sejam somente meus." (Lev 20:8 NTLH)

A santidade de Deus é transcendente. Ela não pode ser medida. Ela ultrapassa a santidade e a pureza de qualquer outra criatura. Nada é comparável à infinita pureza e santidade de Deus.  "Ninguém é santo como o SENHOR; não existe outro deus além dele, e não há nenhum protetor como o nosso Deus."(1Sm 2:2 NTLH)

A santidade de Deus é incontaminável. Deus vê os pecados dos homens. Deus viu e permitiu a Adão escolher a perdição da humanidade. Mas Deus não se contaminou ou diminuiu em poder por causa do pecado humano original. Deus já havia estabelecido um plano de salvação. A humanidade e os anjos caídos apenas demonstram a distância que existe entre o Criador santo e puro e suas criaturas.

Daí a razão pela qual o sacrifício a ser oferecido em favor da humanidade caída vir do próprio Deus. Através do Deus-Homem, o Verbo encarnado, Jesus Cristo. O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Na Lei que Deus deu a Moisés, os animais oferecidos continuamente deveriam ser perfeitos, sem manchas ou enfermidades. Tudo isso prefigurando a vinda do Salvador. A vinda do próprio Deus, o único perfeito. E ele veio humildemente como demonstração cabal do amor do Pai em favor de seus filhos. "Por isso Jesus é o Grande Sacerdote de que necessitamos. Ele é perfeito e não tem nenhum pecado ou falha. Ele foi separado dos pecadores e elevado acima dos céus." (Heb 7:26 NTLH)

Em que consiste a santidade para o cristão?

O sol não diminui o seu esplendor ao brilhar pela fenda de uma caverna escura. Mas a caverna se transforma pelo pequeno facho de luz que penetra pela fenda! Assim é a influencia salvadora de Deus sobre seus filhos. "—Vocês são a luz para o mundo..." (Mat 5:14 NTLH)

Primeiro, a fé em Jesus Cristo nos torna participantes da natureza divina, o que não significa ser participante da sua essência, mas apenas da sua imagem. Ele não nos salvou por sermos santos, mas para sermos santos. "Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina."(2Pe 1:4 NTLH)

Segundo, nossa santidade consiste também em nossa sujeição à vontade de Deus. Assim como a natureza de Deus é o padrão de santidade, assim sua vontade é a regra de santidade para nossas vidas. A santidade é a única característica que pode distinguir o cristão neste mundo.  O povo de Deus tem o seu selo sobre si. Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas estas palavras: "'O Senhor conhece as pessoas que são dele. ' E também: 'Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.'"  (2Tm 2:19 NTLH). Ou seja, o povo de Deus é selado com um duplo selo: a escolha que Deus fez: "O Senhor conhece os seus" e a santificação: "abandonar o pecado".

O que devemos fazer para nos assemelharmos a Deus em santidade?

Primeiro, buscar refúgio em Cristo. Abandonar o pecado é tarefa árdua. É luta contra propensões naturais do homem caído. É exercício e estilo de vida. Então, é preciso busca contínua de refúgio; é buscar purificação no sangue de Cristo pela fé. É o lavar da alma. "Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado."(1Jo 1:7 NTLH)

Segundo, pedir a Deus um coração puro. Derramar o coração aos pés de Deus e suplicar por um coração santo e puro. A comparação com o coração é a mais apropriada. Ele bombeia o sangue irrigando e dando vida ao corpo todo. O coração na Bíblia representa a fonte dos sentimentos. Se ele irrigar a alma com sentimentos santos e puro, todo o ser será revestido da vida que vem de Deus. Só Deus pode mudar um coração, só ele pode mudar os sentimentos. "Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!" (Slm 51:10 NTLH)

E por último, andando na companhia dos santos. A associação produz assimilação. Nada tem mais poder e energia para efetivar a santidade do que a comunhão dos santos. "Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal." (Prv 13:20 NTLH). Será que temos nos estimulado à santidade ou apenas apontado as falhas alheias?

Exercitemo-nos, pois, em santidade de vida; Deus é Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário