Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Quem é Deus? (parte 11)


“Davi respondeu: —Estou desesperado; porém não quero ser castigado por homens. Que o próprio SENHOR me castigue porque ele é misericordioso!”(1Crônicas 21:13)

Deus é misericordioso! Deus é bondoso!

Na postagem anterior, falamos um pouco sobre a perfeição da justiça de Deus em contraste com a manchada e deficiente justiça humana.

Pois bem, na visão de Davi podemos perceber que a fidelidade a Deus deve nos fazer até mesmo desejar o castigo regenerador de Deus ao invés da injusta justiça humana. A justiça dos homens, em geral, não passa de vingança ou de impunidade. Mas a justiça de Deus é correção e misericórdia.

Porém, após expor sobre a justiça divina como modelo para um mundo caído, não dá para deixar de apresentar um pouco da misericórdia de Deus em relação a este mesmo mundo. O auge da justiça divina está intimamente ligado à sua misericórdia. Justiça e misericórdia são atributos de Deus que andam lado a lado.

Falar de misericórdia é falar de bondade. Deus é essencialmente bom em si mesmo e relativamente bom para conosco!  Assim como a justiça humana é fraca e imperfeita, também a bondade humana é parcial, limitada e preconceituosa. Todavia, a bondade e a misericórdia de Deus são perfeitas e absolutas.

Vejamos algumas características da misericórdia de Deus:

1)Deus se agrada em usar de misericórdia. A abelha dá o mel naturalmente, e só pica quando é provocada. Do mesmo modo, Deus somente usa o castigo quando não pode mais agüentar, e mesmo assim, sempre em benefício dos seus escolhidos. “... Isso porque o SENHOR não podia mais agüentar o que vocês estavam fazendo, isto é, as maldades e as coisas que ele detesta.”(Jeremias 44:22)

2)As misericórdias de Deus são vistas em todas as circunstâncias e a todas as pessoas. Se reconhecermos que a humanidade se afastou deliberadamente da vontade de Deus com a desobediência de Adão, veremos que mereceríamos a condenação eterna e total. Porém, Deus se mostra bondoso através das bênçãos universais de que gozam até mesmo os infiéis. O sol brilha para todos: ateus e crentes! E as injustiças do mundo afetam também a todos, indiscriminadamente. “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”(Mateus 5:45)

 3)A misericórdia de Deus adia a execução da justiça divina. A razão de Deus não exterminar e nem condenar imediatamente os pecadores é por causa da misericórdia. Ela produz uma amortização para o pecador concedendo-lhe tempo para a conversão, pois Deus conduz o pecador ao arrependimento. “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;”(Lamentações 3:22)

4)A misericórdia de Deus é gratuita, infinita e eterna. É de graça, pois exigir mérito humano seria ingratidão diante da misericórdia salvadora que é gratuita em Jesus Cristo. Ele nos escolheu pois este era o seu prazer e a sua vontade (Efésios 1:4-5); segundo a sua misericórdia é que nos salvou (Tito 3:5). É infinita, pois se renova a cada manhã em nosso benefício (Lamentações 3:23). É eterna, pois as misericórdias de Deus são de eternidade a eternidade (Salmo 103:17) e “dura para sempre”, algo repetido 26 vezes só no salmo 136.

Sendo assim tão esplêndida a misericórdia de Deus, o que devemos fazer para desfrutar deste benefício?

1)Rogar pelas misericórdias de Deus com sincera alegria e louvor. Devemos nos apresentar a Deus confiantes em sua misericórdia em nosso favor e com sincera disposição em agradar a Deus, independente da situação que estamos vivendo. “...Mas Deus teve misericórdia de mim, pois eu não tinha fé e por isso não sabia o que estava fazendo.”(1Tm 1:13)

2)Crer na misericórdia de Deus. A misericórdia de Deus é uma fonte aberta que não pára de jorrar. Deus convida aos pecadores para se deliciarem nesta fonte de vida. “...Venha! Aquele que tem sede venha. E quem quiser receba de graça da água da vida.”(Apocalipse 22:17)

3)Cuidar para que não abusemos da misericórdia de Deus. A misericórdia não é para aqueles que pecam e não temem, mas para aqueles que temem e não pecam. A misericórdia de Deus é uma misericórdia santa, quando ela perdoa e cura. O abuso da misericórdia se transforma em fúria. “Que ninguém aqui ouça este juramento e depois diga a si mesmo que tudo vai bem e que nenhum mal lhe acontecerá, mesmo que continue na sua maldade! Isso causaria a destruição de todos, tanto dos bons como dos maus. O SENHOR Deus não perdoará quem fizer isso; pelo contrário, descarregará a sua ira e o seu furor sobre ele e o castigará com todas as maldições que estão escritas neste livro, e ninguém lembrará mais dele.”(Deuteronômio 29:19-20)

Assim, que estejamos firmados nas misericórdias de Deus e na certeza de sua bondade. Diga aos outros sobre a bondade de Deus, de maneira que os estimule a louvá-lo, proclame louvores a Deus! Ame a misericórdia de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário