Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Quem é Deus? (parte 12)


“A verdade desapareceu, e os que procuram ser honestos são perseguidos. Ele ficou espantado quando viu que não havia ninguém que socorresse o seu povo. Então com a sua própria força ele venceu e, por ser o Deus justo, conseguiu a vitória.” (Isaías 59:15-16)
Vivemos numa época estranha demais. Cada dia que passa se torna mais difícil ser verdadeiro com os outros e até com nós mesmos. 

A possibilidade de vivemos em mundos virtuais está nos tornando criaturas indefinidas. A verdade praticamente sumiu! Inclusive, a maioria dos “estudiosos” de hoje já nem acredita mais na verdade, buscá-la, então, nem pensar!

Vivemos a era do relativo, a era das “verdades”. Num mundo relativista, vivemos e cremos em verdades individuais: “Eu creio em Deus; eles crêem em deus; você não crê em nada; e o outro ali crê em si mesmo! Estamos todos certos e não se discute mais este assunto e ponto final!”.

E a verdade, onde foi parar?
 
É por isso que o errado agora é certo e o certo é errado. É por isso, por exemplo, que a avalanche de notícias ruins já não nos afeta como deveria. Estamos anestesiados! Estamos respirando ares poluídos pela falta de pureza e de fé no absoluto e verdadeiro Deus. Abandonamos a fé e a fé nos abandonou.

Porém, Deus é verdadeiro. Deus é a verdade absoluta, sem erros e sem enganos. Não há nada verdadeiro, senão o que está em Deus, que se dá a conhecer através de sua palavra revelada nas Escrituras Sagradas. “A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.”(Salmos 119:142)

A verdade de Deus está no cumprimento de suas promessas

Ao ler a Bíblia percebemos que Deus nunca deixou de cumprir suas promessas, sejam de bênçãos, sejam de castigos. As promessas de Deus são verdadeiras. Abraão, por exemplo, mirou o poder de Deus com convicção e certeza de que Deus cumpriria suas promessas, ainda que todas as circunstâncias apontassem para o contrário.  “Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus. ” (Romanos 4:20-22)

Viver confiado nas promessas de Deus é viver sobre a Rocha Eterna, é viver na verdade; é viver de verdade! Tudo ao redor pode cair ou ficar abalado, mas o crente permanece, pois sua força está em Deus.

Só é aceito por Deus quem tem fé. Quem vê a luz no fim do túnel não precisa de fé; a fé é característica daqueles que continuam a caminhada mesmo quando não há luz no túnel; ora, quem tem fé nas promessas de Deus, na verdade, torna-se a luz que ilumina o túnel.

A verdade de Deus está na salvação

Falar em salvação é falar em vida eterna na presença de Deus. Nossa vida neste mundo é um leve sopro; não passe de suave brisa se comparada à eternidade. Por isso, a Salvação é a essência do cristianismo.

A salvação não é uma promessa vazia e condicional, pois não depende do esforço humano. Não há nada o que oferecer em troca da salvação. O que poderia ser oferecido já o foi pelo próprio Deus lá na cruz do calvário e foi uma oferta vinda diretamente da essência de Deus: seu filho unigênito que morreu para nos salvar. Que mais poderia fazer o homem que não seja proclamar as maravilhas eternas desta promessa de salvação que foi cumprida em Jesus Cristo?

O ministério do apóstolo Paulo, por exemplo, após Jesus tê-lo encontrado no caminho para Damasco, foi viver em função de proclamar esta verdade eterna. “Eu, Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, escrevo esta carta. Eu fui escolhido e mandado para ajudar a tornar mais forte a fé que o povo de Deus tem e para fazer com que eles conheçam a verdade ensinada pela nossa religião, que se baseia na esperança de recebermos a vida eterna. Deus, que não mente, nos prometeu essa vida, antes da criação do mundo, e no tempo certo ele a revelou na sua mensagem. Essa mensagem foi entregue a mim, e eu a anuncio por ordem de Deus, o nosso Salvador.”(Tito 1:1-3)

A verdade de Deus deve estar em nossas vidas

Existem duas maneiras comuns e erradas de reagirmos diante das mentiras e das ilusões que nos cercam a todo instante nesta vida.

A primeira é sucumbir, se deixar levar pelos impulsos da rebeldia e da ilusão. Na perspectiva humana, as promessas de Deus parecem às vezes demoradas e parece melhor desistir de esperá-las. Esquecemo-nos de que as promessas de Deus são como uma semente debaixo do chão e que no devido tempo irá brotar. Em quanto tempo? No tempo de Deus. Ele é o Senhor do tempo. “Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.”(2Pedro 3:8-9)

A segunda é fugir, buscar o isolamento do mundo e abrir mão do nosso papel de agentes de transformação da realidade. Ninguém que traz em si a luz da verdade divina pode se achar no direito de escondê-la embaixo da cama. “Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.”(Mat 5:15) A verdade deve ser refletida e iluminar o caminho daqueles que Deus está resgatando.

A verdade de Deus está na mudança de vida

O impacto da verdade que há em Deus deve nos motivar a abandonar toda forma de mentira, seja no falar, seja no estilo de vida. Ao mentir nos tornamos opositores de Deus. “Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!” (Efésios 4:25)

O impacto da verdade que há em Deus deve nos motivar a abandonar toda forma de fingimento. O veneno mais cruel pode estar escondido sob o doce do mel. Falsificar sentimentos é pior do que falsificar dinheiro. 

É preciso que nos exercitemos na prática da verdade. Para mentir ou fingir não é preciso esforço. Todavia, a santidade está em contrariar a natureza pecaminosa fazendo o que é correto aos olhos de Deus. Assim, as nossas ações devem combinar com as nossas palavras. “Quem bajula os seus amigos está armando uma armadilha para si mesmo. Os maus são apanhados na armadilha dos seus próprios pecados, mas os honestos andam livres e felizes.”(Provérbios 29:5-6)

A verdade é um aliado eterno de quem a abraça. A verdade é arma que nos garante a vitória em qualquer situação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário