Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Fé no Deus Único – Fácil falar, difícil viver!


“Pois mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra, ( como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores" ), para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.”(1Co 8:5-6)
O ateísmo está fora de moda. Antigamente, nos meios intelectuais e científicos, era chique se dizer ateu e as pessoas que professavam a fé em Deus eram tidas como ingênuas e inseguras. 

Os cientistas e intelectuais mais elegantes defendiam que no século XXI não haveria mais fé em Deus. Para alguns, Deus estava morto!

Foi puro engano. A fé na ciência mostrou-se enganosa. Imaginava-se que no século XXI o mundo estaria em paz e que a ciência resolveria todos os problemas da humanidade, até as doenças deixariam de existir. O tempo passou e nada mudou, apesar de todos os avanços, a loucura do homem e os efeitos colaterais do progresso se mostram até piores que os males que se buscava combater.

E assim chegamos ao mundo de hoje, onde maioria dos cientistas e intelectuais acredita em alguma forma de divindade. A desilusão com o mundo empurra o homem para Deus. Assim, acreditar em Deus ou em deuses quase não é mais é mais motivo de perseguição ou patrulha intelectual.  

Porém, quantos deuses existem e devem ser adorados? Basta ter alguma forma de fé para ser aceito por Deus? Crer em um Deus único é suficiente?

É certo que não basta crer. Até mesmo porque é impossível viver sem crer. O ser humano foi criado para crer. A questão a ser respondida é em quem devemos crer. Em quem devemos depositar a nossa fé?  Dizer que se crê em um Deus único também não é suficiente.  

A verdadeira fé, no verdadeiro Deus, é algo que deve ser buscado. Pois acreditar em tudo é acreditar em nada.

Ainda que esteja em moda acreditar em Deus, acreditar nele fora da Bíblia é acreditar no erro, pois Deus se nos apresenta de duas formas: através do mundo criado e da revelação bíblica. Porém, lamentavelmente, a fé verdadeira está cada vez mais fora de moda. 
 
Há somente uma causa primária de tudo o que existe. “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.” (Salmo 19:1)

Há somente um ser infinito. Por essa razão, não poderiam existir dois seres infinitos ocupando o mesmo espaço, pois Deus preenche todo o universo. “´Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?´, pergunta o Senhor.” (Jer 23:24)

Há somente um ser com poder onipotente. Se houve mais de um, estariam em competição e disputa, porém, a ordem e harmonia do mundo e do universo são argumento claro de que há somente um Deus que governa todas as coisas. "Assim diz o Senhor, o rei de Israel, o seu redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último; além de mim não há Deus.” (Isa 44:6)

Então, quais as implicações da crença neste Deus único e verdadeiro revelado na Bíblia?

Se há somente um Deus, então há somente uma religião verdadeira. Uma só fé, um só Senhor. A moda em matéria de fé hoje em dia é dizer que se pode ser salvo em qualquer religião, porém, é paradoxal e contraditório imaginar que Deus, que é um em essência, iria indicar várias religiões pelas quais seria cultuado. Há, na verdade, várias maneiras de se ir para o inferno. Mas para o céu há um só caminho, que é Jesus Cristo, o Deus encarnado.

Se há somente um Deus, então há somente um a quem é preciso agradar acima de todos, e esse é Deus. Agradamos a Deus quando fazemos a obra que ele nos determina fazer. As obras ordenadas por Deus estão nas tábuas da Lei, nos dez mandamentos principais. Os quatro primeiros referentes à nossa obrigação para com Deus e os seis últimos referentes à nossa obrigação uns para com os outros; ou resumindo: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como si mesmo. Agradar a Deus é dedicar a ele os nossos corações e tudo o que temos de melhor, o criador não se contenta com sobras.

Se há somente um Deus, então devemos tomar cuidado para não estabelecer outros deuses em nossas vidas e banir os que existem. Alguns fazem do prazer um deus; outros fazem do dinheiro o seu deus; ainda há aqueles que fazem da própria família um deus. Devemos nos lembrar de um falso deus na vida é tudo aquilo no qual depositamos nossa confiança. Confiar em qualquer coisa é ofensa ao Deus único. Ele nos criou e ele nos sustenta. Quem se apoia em mesa vidro corre grande risco! “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada. Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas. Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; ..... Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Confie no Senhor, ó Israel! Ele é o seu socorro e o seu escudo.” (Salmo 115:3-9)

Se há somente um Deus, devemos procurar conhecer cada vez mais da essência deste Deus que criou e preenche todas as coisas. Devemos conhecer mais das pessoas da Trindade Santíssima: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Três pessoas distintas existindo numa única divindade. É um grande mistério que define e caracteriza a religião verdadeira. É o que distingue o Deus (maiúsculo) do deus (minúsculo). É a essência do cristianismo. É sobre isso que vamos abordar nas próximas postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário