Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Trindade – a essência e a verdade sobre o Deus único

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”(Mateus 28:19)

A maior prova de que há uma única religião verdadeira e de que esta é o Cristianismo, encontra-se na certeza da Santíssima Trindade. Quando Deus selou este mistério sagrado na Bíblia, seu objetivo foi exatamente estabelecer um critério básico de distinção entre as crenças humanas e a revelação da verdade. Deus é somente um, ainda que haja três pessoas distintas existindo numa única divindade. “Pois há três que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.”(1João 5:7). Assim temos três pessoas, mas um só Deus.

A existência da Santíssima Trindade derruba o simplório mito de que todas as religiões se direcionam a um único Deus e que tal crença basta à salvação do homem. Não basta crer! Partindo do princípio de que a Bíblia é revelação especial de Deus ao seu povo e que ela apresenta claramente a essência de Deus em três pessoas, rejeitar, refutar ou menosprezar tão fundamento da fé é terrível pecado contra este Deus maravilhoso que, por amor e misericórdia, revelou-se ao homem. A Palavra de Deus foi inspirada por ele mesmo, mostrando claramente a atuação de cada pessoa da Trindade durante a história humana e ditada ao povo escolhido, ao Israel de Deus, e por fim, selada do Gêneses ao Apocalipse para ser pregada a toda a humanidade que aguarda do volta de Cristo. "—Escutem! —diz Jesus. —Eu venho logo! Felizes os que obedecem às palavras proféticas deste livro!"(Apocalipse 22:7)
Não basta crer em Deus. É fundamental crer no Deus único que se apresenta na Bíblia como Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo: três substâncias, mas somente uma essência. É o maravilhoso enigma divino que nos foi revelado, no qual um forma três e três formam um. A própria narrativa da criação demonstra a existência da Trindade: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gêneses 1:26)

Os limites da mente humana nunca poderão alcançar a plena compreensão, a não ser por meio da fé. Porém, a analogia nos ajuda a entender, ainda que ofuscada e limitadamente, a manifestação deste mistério. 

Veja o Sol, por exemplo. Ele está no centro deste sistema planetário e dele são emitidos raios luminosos e fonte de calor. A massa solar, a luz e o calor são da mesma essência, todavia, nós os sentimos de forma diferente. Porém, o Sol é único e sempre o mesmo. Veja ainda os três estados da água: sólido, liquido e gasoso. Claro que nenhuma destas comparações está sequer próxima da compreensão plena da divindade, mas ajuda a entender e reforçar a fé quanto à possibilidade e simplicidade da existência de três pessoas em uma; uma essência composta por três substâncias distintas.

É bom esclarecer ainda que não há qualquer relação hierarquia entre as pessoas da trindade, não são três deuses, mas um só Deus. Há entre elas uma simples questão de prioridade, mas nunca superioridade. Há uma ordem na divindade, mas não uma gradação de poder. Uma pessoa não detém superioridade sobre a outra. Assim, todas são dignas do mesmo louvor e da mesma adoração. “a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.”(João 5:23)

Jesus Cristo é gerado do Deus Pai antes dos tempos eterno. Ele foi enviado para morrer em nosso lugar e ele “que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”(Filipenses 2:6-8)

Tratar Jesus Cristo como um mero iluminado ou um espírito superior é rebaixar sua função em nosso favor e desprezar a sua divindade claramente exposta na Bíblia: “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”(Colossenses 2:9)

O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, seu trabalho é iluminar a mente e inflamar a chama da santificação na vida dos salvos através da obra feita por Cristo. A essência do Espírito está no céu e em todo lugar, em especial habita dentro dos salvos influenciando os corações dos que crêem a morrerem cada vez mais para o mundo e viverem cada vez mais para Deus. Ele orienta e consola os que esperam o retorno glorioso de Cristo. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros...Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” (João 14:16-20)

À luz da Bíblia, concluímos que se não houver três pessoas na divindade, a salvação do homem não pode ser completada, pois sem a segunda pessoa (Jesus Cristo) não há redentor e sem a terceira pessoa (Espírito Santo) não há o consolador, ficaria assim, retirada a estrutura que compõe a salvação humana, seria a retira da tábua de salvação que nos leva aos céus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário