Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Segredos do ensino na pedagogia de Cristo.

“Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Marcos 1:21-22)
Estamos em um mundo onde as teorias distanciam-se cada vez mais da prática. Este é o mundo onde instituições de ensino transformaram-se em ponto de convivência de drogados, vagabundos e alienados.

As escolas e universidades estão apodrecendo o caráter dos alunos. Estamos amargando os tristes resultados de décadas de descaso com o aprendizado de valores absolutos. Abandonou-se o ensino ligado à prática da disciplina e do respeito. Ensina-se a ensinar, mas não se ensina a fazer. O ensino perdeu a autoridade. A autoridade perdeu o ensino.  

O ensino nas igrejas cristãs está caindo no mesmo abismo, pois o descrédito dos evangélicos é grande, principalmente em razão de um ensino distanciado do testemunho. Crentes que só dizem, mas não vivem, trazem descrédito à mensagem de Cristo. Pregam a verdade, mas vivem a mentira! O mundo precisa ver as nossas boas obras para glorificarem a Deus!

O grande segredo do ensino está ligado à autoridade. E podemos hoje pensar a autoridade como algo relacionado à autenticidade. Tem autoridade quem é autêntico. E ser autêntico é ser verdadeiro, explícito, claro, simples e ao mesmo tempo relevante. Ensina com autoridade quem ensina praticando. Ensina com autoridade quem ensina o que vive. Ensinar é viver!

Jesus Cristo ensinou a vida, e vida em abundância. Ele é o autor da vida. Ele é o Deus encarnado. Ele é o autor da vida e do ensino sobre como se deve viver. A autoridade de Jesus está ligada à autoria da própria vida. “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”(João 1:3)

Recentemente, ao ler um livro de autoria do reverendo Luciano Rocha Guimarães, cujo título é “Restaurando o Compromisso com Deus”, fiquei impressionado com um capítulo dedicado a desvendar a pedagogia de Cristo. Pude extrair dali alguns segredos bíblicos sobre a autoridade do ensino de Cristo e que serve para as nossas vidas em sociedade e também em igreja. 

AUTOR DO PRÓPRIO ENSINO
O primeiro segredo da autoridade do ensino de Jesus está no fato de que ele transmitiu a Palavra vinda dele mesmo. E o Verbo era Deus. Ele ensinava um ensino vindo dele próprio. Ele era o autor do próprio ensino. O ensino de Jesus tinha autoridade porque era transmitido pelo próprio autor do ensino. O ensino de Jesus era autêntico e verdadeiro. Ele era a mensagem verdadeira e o verdadeiro mensageiro. Jesus é a Verdade!

ENSINAR PRATICANDO
O segundo segredo do ensino de Cristo está no fato de que ele viveu o seu ensino de forma prática. Ele disse ser o pão vindo do Céu, por isso, multiplicou pães para as multidões. Ele disse ser a luz do mundo, por isso, restituía a visão aos cegos. Jesus ensinava a vida espiritual através da atuação sobrenatural no mundo natural.

ENSINO DO COTIDIANO
O terceiro segredo do ensino de Senhor Jesus é o constante uso das experiências comuns aos homens do seu tempo. Jesus pregava por parábolas. As representações da vida cotidiana. Ele falava sobre o cuidado de rebanhos; sobre as colheitas; sobre as relações entre empregados e patrões; etc. As comparações despertavam o interesse e transformavam o abstrato em concreto. Além disso, mantinham o segredo transcendental do Reino de Deus somente para os escolhidos.

Precisamos conhecer e compreender a cultura e a realidade da vida diárias das pessoas para podermos mostrar aos outros a importância do Evangelho de Salvação em Jesus Cristo.

ENSINO TRANSFORMADOR
O quarto segredo do ensino de Cristo está na preocupação com transformação de vida e não com o mero conhecimento intelectual. O mero conhecimento conduz à vaidade e desprezo às pessoas. O cristianismo se preocupa com transformação individual. A Salvação é pessoal e não nacional ou universal. A mensagem deve ser universal, mas a transformação de vida e natureza é pessoal.

Jesus ama pessoas, almas e vidas! Jesus não veio inaugurar uma nova religião, pois religião é conjunto de regras e normas. Jesus veio trazer Deus às nossas vidas, pois para nós pecadores seria impossível irmos até Ele. Jesus veio transformar a natureza humana caída em natureza redimida. “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.”(João 3:6)

ENSINO E VERDADE
Podemos, então, concluir que o ensino do evangelho deve partir da verdade. A verdade é Cristo. As nossas vontades e opiniões podem nos enganar e enganar aos outros, mas a mensagem de Cristo é Palavra de Deus e não falha.

Aquele que ensina, deve se render àquele que o ensinou. Precisamos aprender cada vez mais de Cristo, pois Ele é a autoridade verdadeira. Devemos buscar conhecer e aproveitar as oportunidades que a vida diária nos apresenta para expor e ensinar a mensagem de salvação aos outros. E mais importante de tudo: a mensagem eficaz parte de uma vida transformada, pronta a transformar outras vidas.

Jesus nos deu vida nova e natureza nova para cumprirmos o seu mandamento de ir ao mundo e fazer discípulos de todas as nações. Sejamos novas criaturas, ensinando e vivendo o ensino verdadeiro!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário