Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Raabe – Preconceito: uma barreira ao evangelho!


Mulher, prostituta e habitante de uma cidade inimiga destinada à destruição. Estas são as deploráveis características de Raabe, segundo a perspectiva humana.

Porém, segundo a soberania de Deus, Raabe era uma mulher destinada a ser instrumento de salvação do povo de Deus e a figurar entre os antepassados humanos do próprio Senhor Jesus Cristo. 

Ela foi uma mulher alvo da misericórdia gratuita de Deus. Raabe foi expressão viva de que a salvação é gratuita.“Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.”(Romanos 9:15-16)

Raabe reconheceu, pela fé, que a salvação que só pode vir de Deus e fez escolhas certas e decisivas para sua vida. “Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes”(Hebreus 11:31)

As escolhas certas na vida demonstram um sincero reconhecimento do poder de Deus.  “....O Deus de vocês, o SENHOR, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra”(Josué 2:11)

A diferença entre a perspectiva humana e a soberania de Deus está no fato de que Deus é o criador. E só ele conhece o coração humano. Ele dá a vida; ele escolhe os seus; e só ele pode os salvar. A visão humana é limitada, preconceituosa, pobre e manchada pelo pecado.

O que nos leva a pensar, por exemplo, que estamos em melhores condições do que uma prostituta? A soberba humana, é óbvio. O que nos leva, por exemplo, a deixar a prostituição e servirmos a Deus? O próprio Deus, quando nos destinou à vida eterna, antes mesmo da fundação do mundo. Ele nos alcança e nos salva.

Os conceitos e os preconceitos humanos são formados pela visão míope do mundo exterior. Todavia, o mundo exterior engana. Nem sempre as mais bonitas refeições são as mais saborosas; nem sempre os alimentos mais estranhos e feios são os mais indigestos. 

A beleza pode estar escondida na feiura, assim como o veneno pode estar camuflado na beleza. Os padrões humanos podem ser confundidos“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? "Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. " (Jeremias 17:9-10)

Só Deus conhece o coração, só ele conhece o verdadeiro interior. Daí a necessidade de evangelização irrestrita. Não podemos esconder ou negar a mensagem de salvação em Jesus Cristo a ninguém. Aqueles que menos dão sinal exterior de aceitação do evangelho de salvação podem, no tempo determinado por Deus, serem vasos de bênçãos e instrumentos de salvação.“Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”(Colossenses 3:11-12)

Porém, essa nova vida exige mudanças profundas. Nessa nova vida, inicia-se um processo de santificação operado pelo Espírito Santo de Deus. Uma nova natureza e uma nova disposição mental são enxertadas no ser humano, começando a agir de forma irresistível. Onde o interior que foi tocado e transformado por Deus irá gerar uma nova visão do exterior e uma nova vida de testemunho!

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (1Pedro 1:14-15)

Um comentário:

  1. "...O que nos leva a pensar, por exemplo, que estamos em melhores condições do que uma prostituta? A soberba humana, é óbvio. O que nos leva, por exemplo, a deixar a prostituição e servirmos a Deus? O próprio Deus, quando nos destinou à vida eterna, antes mesmo da fundação do mundo. Ele nos alcança e nos salva.

    Os conceitos e os preconceitos humanos são formados pela visão míope do mundo exterior. Todavia, o mundo exterior engana. Nem sempre as mais bonitas refeições são as mais saborosas; nem sempre os alimentos mais estranhos e feios são os mais indigestos..."
    Esse contexto me remete a Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15:11 a 23), a qual, me traz a seguinte reflexão: O filho mais novo, representa as pessoas que se consideram perdidas, marginalizadas e descriminadas; o filho mais velho, representa as pessoas que se julgam "melhores", um verdadeiro exemplo de valores e princípios éticos e morais.
    Fazendo um paralelo desses dois personagens retratados nessa parábola, o filho mais novo se sentia deplorável, sozinho, perdido, marginalizado e discriminado. Mas a atitude do pai em acolhe-lo e tomar todas as atitudes necessárias para que ele se sentisse "em casa", igual aos demais, independente do seu passado, demonstram não apenas o acolhimento, aceitação e o perdão do pai, concernente ao filho, mas o reestabelecimento da dignidade e o processo de conversão gerado nesse filho. Enquanto o filho mais velho, que se sentia justo, um exemplo de valores e princípios, que o fazia sentir superior, melhor, e menos pecador do que o irmão, foi incapaz de aceitar o retorno e a transformação do irmão, o amor e o acolhimento do pai, ao recusar-se partilhar a alegria e o banquete com eles.Quanta hipocrisia!!!
    Quando Jesus diz "Hipócritas! (...) Será que não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?" (Lucas 13:15 e 16), Ele questiona a hipocrisia e o preconceito dos homens.
    "Curai no sábado", Ele quer nos dizer, deixa a burocracia e os dogmas de lado, quebre os paradigmas, se preciso for,mas faça o bem ao próximo sem discriminação. Será que se Jesus tivesse curado um dos escribas e fariseus, o chefe da sinagoga, teria ficado furioso???
    Se analisarmos o legado de Jesus, historicamente, segundo esse ponto de vista, veremos que não foi á toa que sua atividade começou na Galiléia, região esta, distante do centro econômico, político e religioso do seu país, ou seja, a esperança da salvação se inicia justamente em um lugar onde "nada se espera".
    Jesus nos deixou um legado baseado no amor ao próximo, sem discriminação, conformismo ou acepção de pessoas, proclamando a libertação, salvação e justiça para todos, inclusive, para aqueles considerados sem perspectiva, inúteis ou inconvenientes para a estrutura de uma sociedade que se baseia em conceitos e dogmas que oprime e discrimina, nos provocando a refletir na urgência da conversão em Cristo, para se ter uma vida liberta, transformada e a posssibilidade de construir uma nova história.
    Fabrícia Leite.

    ResponderExcluir