Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sansão – o forte mais fraco de todos!

“Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens. Disse ele então: "Com uma queixada de jumento fiz deles montões. Com uma queixada de jumento matei mil homens". (Jzs 15:15-16 NVI)
A maior causa de queda é estar nas alturas. Sansão sentia-se forte demais, poderoso demais, sábio demais, e era vaidoso ao extremo. O resultado foi, como sempre, o fracasso total. Afinal, a maior causa de derrota é a confiança na vitória que ainda não aconteceu.

A vida de Sansão é um clássico exemplo de que força física não representa sabedoria.

Sua extrema força física não era proporcional à sua ínfima força mental; ele também não possuía qualquer traço da sabedoria vinda de Deus.

Ele nasceu em um lar onde seus pais se preocupavam com sua vida espiritual, moral e social. “Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: "Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa? " Sansão, porém, disse ao pai: "Consiga-a para mim. É ela que me agrada". (Jzs 14:3 NVI)

Mas Sansão não estava nem um pouco interessado em seguir os conselhos dos pais e nem os princípios exigidos por Deus. Sansão queria gastar suas muitas energias da forma como bem entendesse! Ele se achava “o cara”!

Apesar de ter sido consagrado a Deus desde o ventre materno, Sansão não soube consagrar a melhor fase de sua vida ao Deus que o havia escolhido. “.....porque o menino será nazireu, consagrado a Deus, desde o nascimento até o dia da sua morte’ ". (Jzs 13:7 NVI)

Criticar Sansão é fácil; difícil é ter de reconhecer que costumamos seguir o mesmo estilo de vida que ele seguia.

É comum acharmos que Deus nos presenteou com menos força e com menos potencialidade do que deveria. Porém, tal desculpa não é válida. Todos nós somos dotados com talentos e potencialidades vindas de Deus. O que nos falta é intimidade com Deus em oração e sabedoria para saber usar os nossos talentos a serviço do Reino de Deus.

E há ainda outro problema grave em nossa vida: achar que os nossos talentos são fruto do nosso próprio mérito. Puro engano. Tudo o que temos nesta vida é presente de Deus; usá-lo fora dos padrões estabelecidos por ele é ingratidão. “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rom 11:36)

E as conseqüências do pecado da ingratidão são terríveis para nós, assim como foi para Sansão em várias ocasiões de sua vida. “E a mulher de Sansão foi dada ao amigo que tinha sido o acompanhante dele no casamento.”(Jzs 14:20)

Porém, Deus não deixou de governar a vida de Sansão em benefício de seu povo, mas ele, como indivíduo, viveu de forma medíocre. 

Sansão foi realmente um grande libertador para o povo de Israel, mas passou a vida inteira acorrentado às próprias fraquezas e vícios. “Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou. Então ela chamou: "Sansão, os filisteus o estão atacando! " Ele acordou do sono e pensou: "Sairei como antes e me livrarei". Mas não sabia que o Senhor o tinha deixado.”(Jzs 16:19-20 NVI)

Sansão se esqueceu de que a fonte da força espiritual está na obediência. E ele só tomou consciência de sua fraqueza espiritual quando Deus lhe tirou sua força física. Quantos de nós perdemos preciosos períodos de nossas vidas esbanjando em coisas vãs os talentos com que Deus nos presenteou. E só tomamos consciência disso quando já é tarde demais!

É bom estarmos cientes de que Deus nos dá tudo o que necessitamos para que tenhamos uma vida de intimidade e felicidade em sua presença. E também nos dá liberdade para buscarmos instrução em sua santa Palavra. 

Mas a inclinação do pecado, por ser inata ao ser humano desde Adão, sempre pesa mais e influencia as nossas escolhas importantes nesta vida. Assim, percebemos que a liberdade é ilusória, pois não temos capacidade de distinguir e fazer um juízo verdadeiramente imparcial e isento, nossas vontades e desejos são fortes demais.

A mancha do pecado é persistente. Mas não é maior que poder Deus que nos lava no precioso sangue de Cristo!

"Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês" (1Pe 1:18-20 NVI)

Por isso, só uma vida instruída pelo Espírito Santo de Deus na busca do caminho que está traçado em sua Palavra é que pode resgatar em nós a verdadeira liberdade de fazer o bem com prazer e humildade, vivendo na força que vem de Deus. 
O caminho é Cristo. Siga-o! Antes que seja tarde demais!

Um comentário:

  1. "Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em nome do Senhor, nosso Deus". Salmo 20.7

    Sansão perdeu a força, a dignidade e a vida. E a principal causa dessa sua ruína, foi ele ter confiado em sua própria força, e se esquecido de Deus.
    Muitas vezes, assim como Sansão, temos sido fracos o suficiente, para cairmos na tentação, de acreditarmos mais em nossa própria força, manifestada nas dádivas que Deus nos deu para glorificarmos o nome dEle, tais como: beleza física, sabedoria, riqueza, poder, bens materiais, inteligência, talentos, virtudes, experiência, diploma, o reconhecimento humano, e outras mais, deixando a vaidade humana e a soberba, nos dominar, nos transformando em pessoas materialistas e auto-suficientes.
    Onde temos posto a nossa confiança?

    "Confia no Senhor, ó Israel, Ele é o seu socorro e o seu escudo." Sl 115:9

    Fabrícia Leite.

    ResponderExcluir