Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

QUEM É DEUS? (Parte 5)


Deus é ETERNO.
“Antes de formares os montes e de começares a criar a terra e o Universo, tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.”(Slm 90:2)
Continuando nossas breves considerações sobre os supremos atributos de Deus. Analisemos um pouco da eternidade, que é mais um atributo que distingui Deus dos demais seres que por ele foram criados. 

A noção de eternidade em relação aos seres existentes no universo pode ser dividida do seguinte modo:

i)Existem seres que tem começo e fim. São as criaturas mais comuns e elementares da Terra, por exemplo, os animais, as plantas, etc. A existência deles termina com o fim de suas vidas. Não há continuidade. Deixam de existir juntamente com os seus corpos. Eles existem para dar harmonia e beleza à criação de Deus e para aos seres humanos. “Vocês podem comer os animais e também as verduras; eu os dou para vocês como alimento.”(Gêneses 9:3)

ii)Há outros que tem um começo, mas não um fim. É exemplo dos anjos e da alma humana. Estes, são eternos, existirão para sempre, embora tenham tido um início. Sua existência teve começo quando foram criados. Os anjos foram criados já como espíritos. Os homens, porém, são criados primeiramente em carne e espírito. Com a morte da carne há a libertação do espírito que retorna para Deus. “Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu.”(Ecl 12:7)

Considerando que a maior rede de televisão e produtora de novelas do Brasil é espírita e que a população brasileira é, em sua maioria, católico-espírita, vale destacar que, segundo a Bíblia, o espírito volta para Deus. A alma vivente do ser humano não viverá novamente para uma segunda chance e nem para conquistar qualquer tipo de aperfeiçoamento neste mundo como o conhecemos. O espírito volta para Deus, onde aguardará o dia do juízo final. “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,”(Heb 9:27)

iii)Há, então, Aquele que não tem início e nem fim. Ele é Deus. Só ele possui o atributo da plena e absoluta eternidade. Por isso, Ele é chamado de Rei da Eternidade. “Ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus—a ele sejam dadas a honra e a glória, para todo o sempre! Amém!”(1Tm 1:17). Daí ser “JEOVÁ” ou “IAVÉ” a palavra que representa apropriadamente a eternidade de Deus. Era uma palavra tão temível que os judeus tinham profundo temor até mesmo de pronunciá-la ou lê-la. Preferiam usar títulos como “Adonai” ou “Senhor” em seu lugar. “IAVÉ” expressa o tempo passado, presente e futuro. Agora, dá para entender a razão da solenidade que envolve o nome de Deus, a ponto de constar como o terceiro dentre os dez mandamentos. “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”(Êxodo 20:7)

A coroa de poder que só a Deus pertence não tem sucessores. “E as Escrituras também dizem: “Tu, Senhor, no começo criaste a terra e, com as tuas próprias mãos, fizeste os céus. A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre. Eles ficarão velhos como roupa;” (Hebreu 1:10-11). Ser plenamente eterno é próprio somente de Deus, pois ele não tem um começo. Ele é o alfa e o Ômega, o primeiro e o último. Ele é o ETERNO.

Para finalizar, é importante meditarmos em duas sérias implicações sobre a eternidade para a vida dos seres humanos:

1)O tempo do castigo será eterno. Deus vive eternamente e punirá aos incrédulos por toda a eternidade. Deus é puro. E o seu castigo será puro tormento, sem mistura de misericórdia. Hoje é o tempo da misericórdia. Amanhã poderá ser eternamente tarde demais. “Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus.”(Lucas 12:5). Jesus disse estas palavras duras para alertar aos seus sobre a urgência que temos de abraçar a verdadeira fé.

2)O tempo da salvação será eterno. Deus consola, desde já e para todo o sempre, aqueles que lhe são fieis. Deus é eterno e preparou recompensa eterna para os seus santos. As delícias do paraíso eterno estão à disposição dos que agora estão ainda vivos em carne e espírito. O caminho da salvação é unicamente através de Cristo. Não depende do percurso percorrido em uma vida, mas de um único caminho para o qual Deus nos chama hoje.Uma mudança rumo hoje é suficiente para apagar todo um passado de negação e incredulidade.

O arrependimento com sincera confissão de pecados foi a última ação do ladrão que estava destinado a morreu ao lado de Jesus Cristo. Sua demonstração de fé deve ser seguida por todos nós que ainda trilhamos a estrada desta vida e que a qualquer momento podemos ser daqui retirados: “A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau. Então disse: —Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei! Jesus respondeu: —Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso.”(Lucas 23:41-43). O ladrão sabia que era o momento do fim. E nós? Não sabemos. Razão pela qual devemos viver a cada momento com se fosse o último. Lembremo-nos de que o último momento será o primeiro passo rumo à eternidade. E que seja a eternidade junto ao Pai.

 “E Jesus terminou, dizendo: —Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier.”(Lucas 21:34-36)

Nenhum comentário:

Postar um comentário