Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

I - O SIGNIFICADO DO DISCIPULADO - RESUMO – PARTE 01

1)O CHAMADO PARA O DISCIPULADO
Talvez o maior defeito das igrejas cristãs nos dias atuais seja a falta do discipulado. Ser cristão significa ser discípulo. Quem se diz cristão e não é discípulo é cristão apenas de nome. É cristão “nominal”!
Ser discípulo é deixar tudo para seguir a Cristo! Quem não deixa tudo para seguir a Cristo é comparado ao homem que recebeu um talento para investir, mas preferiu escondê-lo. Não é convertido. Não demonstra gratidão pela salvação conquistada por Cristo na cruz.

I-Uma Graça Cara x Graça Barata
A ausência de boas obras e bons frutos na vida do cristão está ligada à teologia defeituosa que separa a fé do discipulado e a graça da obediência. Ensina que Jesus pode ser recebido como Salvador sem ser recebido como Senhor. Prega uma fé sem o exercício do compromisso com a vida moral e com restrições aos desejos da carne.
A Graça Cara é ter Cristo como o mestre supremo, em favor de quem somos capazes de arrancar o olho que nos faz tropeçar e amputar o braço que nos faz pecar. É cara porque nos chama para servir e obedecer, mas continua sendo de graça, pois foi alcançada por Cristo e não por nós. Já a Graça Barata é a pregação distorcida que diz haver perdão sem arrependimento, relativizando a gravidade do pecado na vida do ser humano. A Graça Barata desvaloriza a obra de Cristo!

II-ELEMENTOS DO DISCIPULADO
a)Obediência: “segue-me” é uma ordem, não um convite. Aqueles que realmente atendem ao chamado obedecem ao mestre. Este é o discípulo. Sem obediência não há cristianismo verdadeiro.
b)Arrependimento: (Lc 5:8;32). É impossível seguir a Cristo sem arrependimento. O cristão peca, mas não vive em pecado. A confissão é parte da vida e do culto cristão. Quem pensa seguir a Cristo sem renunciar ao pecado está se iludindo.
c)Submissão: está ligado às palavras submeter e sujeitar. Submeter é colocar-se sob a autoridade de outrem. Sujeitar é ser colocado sob a autoridade de outrem. A idéia é que nos colocamos e ao mesmo tempo somos colocados na posição de servos. Ele é o Senhor das nossas vidas!
d)Compromisso: a fé sem compromisso é morta. A verdadeira fé envolve conhecimento sobre o qual se baseia; é a resposta do coração que resulta do novo nascimento e do compromisso, sem o qual a fé seria apenas mera concordância com a existência de Deus da mesma forma que os demônios também concordam (Tiago 2:19).
e)Perseverança: (Mt 10:22 / Fp 2:12-13) o discipulado não é uma porta de entrada, mas um caminho a ser seguido para sempre. Estamos sendo salvos a cada dia e precisamos desenvolver a nossa salvação com temor e tremor diante de Deus.

III-TODOS PODEM SERVIR
O Discipulado significa atender ao chamado para uma vida transformada e para a perseverança diante de todos os problemas que possam surgir. O Mestre vai à sua frente. Ele já abriu o caminho. Ele esta dizendo: “Venha!”

Ele está ordenando: “Siga-me!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário