Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Você tem coragem para ser diferente? (parte 3)

(Aviso: no domingo, a aula será ministrada pelo seminarista Mário Alexandre. Por isso, essa lição sobre a "coragem para ser diferente" ficará para o dia 31 de julho. Não deixem de acompanhar as próximas postagens do blog.)

E então?

Por que a Bíblia nos mostra que devemos ser diferentes?

Reconhecer-se como cristão envolve lembrar daquilo que devemos ser e fazer durante nossa vida aqui neste mundo. Vejamos, então, algumas das principais razões que Bíblia nos dá para sermos diferentes:

1)Por que somos Sal da Terra:
"Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens"(Mat 5:13)

E todos nós sabemos muito bem as propriedades do sal. Ele conserva os alimentos, dá sabor e os torna agradáveis. Por isso, precisamos de coragem para resistir à desonestidade, à infidelidade e à deslealdade para com o nosso próximo, devemos conservar a pureza em nossos relacionamentos. É assim que damos sabor agradável à vida.

2)Por que somos Luz do Mundo:
"Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte"(Mat 5:14)

3)Por que somos Cartas de Deus:
"Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações"(2Co 3:2-3)

Qual, então, tem sido a notícia sobre Deus e a salvação gratuita que ele nos concede em Jesus Cristo que temos transmitido ao mundo?
É a presença e a atuação do Espírito Santo que nos habilita a sermos “boca de Deus” para a humanidade. E é preciso coragem para se render ao "incômodo" provocado pela atuação do Espírito de Deus em nós, pois, por natureza, somos inimigos de Deus. 

4)Por que somos Templos do Espírito Santo
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1Co 6:19)

Até mesmo o nosso corpo é uma dádiva de Deus. Ele não é nosso, é de Deus, mas está nossa responsabilidade. Nós simplesmente estamos usando do deste corpo por um breve período de tempo. Exatamente por não nos pertencer é que somos responsáveis por conservá-lo puro e usá-lo para glória daquele que o habita, o Espírito Santo de Deus.  

5)Por que somos Testemunhas, Servos e Ovelhas do rebanho de Jesus Cristo:
"mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (Atos 1:8)

Será que temos tido a coragem de testemunhar sobre o poder de Deus para libertar e salvar o pecador da arrogância e da soberba que dominam neste mundo?

"não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus"(Efs 6:6)

O servo verdadeiro é aquele que serve e não o que procura ser servido. Como isso é difícil! Exige-se muita coragem para ser um servo fiel. Servo é aquele que obedece. E para obedecer é preciso de coragem. Ser rebelde é fácil, é natural, é instantâneo. Mas o verdadeiro corajoso é aquele que consegue vencer a sua vontade para poder fazer a vontade de Deus.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem(João 10:27)

A mensagem de Salvação é para todos, é universal e não faz qualquer distinção. Mas nem todos atendem ao chamado. 

Só as ovelhas de Cristo, aquelas que ele mesmo as escolheu antes da fundação do mundo é que tem a coragem de atender à sua voz e fazer a sua vontade.

Seguir a Cristo é fazer a vontade de Deus.
Seguir a Cristo é ter coragem de mudar o rumo da vida. É sair do caminho errado e seguir pelo caminho seguro.
Seguir a Cristo é fazer a conversão, saindo do caminho mal e passar a seguir pelo caminho do bem.
Seguir a Cristo é ser convertido do mal para o bem.

Fica então a pergunta que será discutida no próximo post: você é um CONVERTIDO?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário