Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Você tem coragem para ser diferente? (parte 4)

Antes de iniciar, recomendo a leitura das três primeiras partes (1,2 e 3). É importante estarmos bem situados no andamento do assunto.

Vamos lá, encerramos a última parte com uma pergunta bem provocativa: “Você é um convertido?”

Pois bem, parece agressivo começar desse jeito. Mas se estamos tratando de coragem, é importante, no mínimo, ter coragem de para ir direto ao assunto. Vida cristã não é modismo. Ser cristão não é ser chique e nem sair por aí agradando a todos!

Ser cristão é agradar a Deus, dando testemunho vivo da diferença que a salvação é capaz de operar em nossas vidas. No fundo, é isso que as pessoas não convertidas querem ouvir e ver em um cristão.

Essa mudança gradativa de estilo de vida é o que podemos chamar de SANTIFICAÇÃO. E quem não busca progredir em santificação, é possível que não seja nem mesmo um convertido. Então, vejamos algumas características sobre as quais os convertidos devem buscar constante progresso:

1)Hipocrisia
“Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”(Marcos 7:6)

O nosso falar deve ser coerente com o nosso agir. E isso não vale só para os relacionamentos na igreja não. É regra que deve ser cumprida integralmente, na família, no trabalho e na sociedade.

O oposto da hipocrisia é a honestidade, sinceridade e integridade. Só se livra da hipocrisia quem tem coragem de se exercitar na prática da verdade. É preciso ter mais força e coragem para reconhecer as fraquezas e ser sincero na determinação de abandonar a mentira, do que para encobrir os erros e perpetuá-los.

2)Alegria em contribuir

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”(2Co 9:7)

Infelizmente, o bolso é, na prática, uma das partes mais sensíveis do ser humano.

Eu não conheço ninguém que seja fiel nos dízimos e ofertas e que também seja caridoso e liberal em contribuir e que, ao mesmo tempo, seja infeliz ou insatisfeito. Os fiéis, até nas adversidades, demonstram verdadeira coragem e determinação.

Todavia, não me canso de ver infiéis e mesquinhos que passam por momentos contínuos de angústias e fracassos, ainda que suas contas bancárias estejam abarrotadas. É impressionante o tanto que Deus abençoa aos liberais e generosos! É impressionante o quanto os infiéis e mesquinhos são amaldiçoados em seus empreendimentos e também na vida privada!

3)Conformados com o que Deus dá
“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1Ts 5:18)

“Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração” (Slm 62:10)

Na verdade, a maioria de nós nunca está contente com o que possui. “A maça da árvore do vizinho é sempre mais bonita e saborosa do que a do nosso quintal”.

O pecado, porém, está é na ingratidão e na falta de contentamento. Afinal, ter ambições não é pecado, quando estas ambições são legítimas e trazem o bem para si e para o próximo. É preciso coragem para dominar as próprias ambições.

4)Serviço
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,”(Col 3:23)

As igrejas estão cada vez mais repletas de pessoas buscando ser servidas. É lamentável!

E o mais triste é que as poucas pessoas que estão trabalhando, estão fazendo suas tarefas relaxadamente. É comum fazermos a obra de Deus no tempo que sobra e quando sobra. É triste, pois Deus nos dá tudo e nós lhe oferecemos apenas as sobras, e quando as oferecemos.

5)Confiança em Deus
“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento” (Tiago 1:6)

O cristão é diferente quando crê. O nosso Deus é um Deus fiel que cumpre as suas promessas. A história do povo de Israel na Bíblia demonstra que tudo o que Deus prometeu ele cumpriu. Ele disse que se eles fossem fiéis, seriam abençoados e prósperos e assim se fez. E também disse que se eles fossem infiéis e se curvassem diante de outros deuses, seriam oprimidos por nações inimigas e levados ao cativeiro, e assim se cumpriu.

Nós temos todas as evidências para termos segurança nas promessas de Deus. Por isso, podemos confiar e termos coragem para obedecer. Podemos e devemos “soltar o cabo da nau”

6)Na morte
“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Flp 1:21)

Como é diferente a reação do crente verdadeiro diante da morte!

Porém, muitos dos “freqüentadores de igreja”, cujas vidas ainda não estão comprometidas com o processo de santificação, mesmo dizendo-se crentes, têm verdadeiro pânico da morte.

O nosso preparo para viver neste mundo inclui também a preparação constante para deixá-lo. Não é fácil, mas é possível, pois temos um Deus que nos protege, nos guia e nos garante um lugar em seu Reino Eterno.

Se após a leitura dos tópicos acima você, assim como eu, percebemos que estamos deixando muito a desejar em nossa vida cristã, não é motivo para desistir, ao contrário, este sentimento é o agir do Espírito Santo nos mostrando que devemos nos render aos pés de Cristo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário