Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Moisés – a Fé de um líder

“Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado. Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura. Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo da raiva do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus invisível. Pela fé Moisés começou o costume de celebrar a Páscoa e mandou marcar com sangue as portas das casas dos israelitas para que o Anjo da Morte não matasse os filhos mais velhos deles. Foi pela fé que os israelitas atravessaram o mar Vermelho como se fosse terra seca. E, quando os egípcios tentaram atravessar, o mar os engoliu”(Hebreus 11:24-29 NTLH)

No texto anterior, quando falamos sobre a identidade de um líder, deixamos claro que, pelo menos no meio cristão, o bom líder é aquele que faz e motiva os outros a fazerem por meio do exemplo do trabalho. Essa coisa de que bom líder é aquele que só distribui tarefas e fica olhando os outros trabalharem é lorota e não condiz com os ensinamentos de Cristo.

Fé e Trabalho.
Moisés é um exemplo de líder que trabalhava. E o trabalho de Moisés era fruto de sua fé. A motivação do líder cristão deve ser a sua fé no evangelho de Jesus Cristo. Pois, a verdadeira fé salvadora produz certeza, esperança e perseverança suficientes para superar qualquer obstáculo. E a razão principal disso é que a verdadeira fé não vem de nós mesmos, ela vem pela atuação do Espírito Santo que habita em nós. A fé salvadora é dom de Deus (Efésios 2:8).

Um líder de fé é aquele cujas escolhas estão além dos prazeres que o mundo oferece. Moisés soube fazer as escolhas certas. Ele recusou ser tratado como príncipe do Egito, pois sabia que, apesar do sucesso e dos prazeres, aquele não era o seu lugar e nem o seu povo. Líderes seduzidos pelos prazeres e pelo sucesso não são líderes de verdade, mas apenas ídolos de barro.

Fé e Humildade.
Moisés aceitou sofrer o desprezo das pessoas, pois sabia que estava a serviço de Deus. O líder cristão deve estar consciente de que raras vezes o desejo da maioria corresponde à vontade de Deus. A influência e o clamor das maiorias têm sido a causa da ruína para muitos líderes. O verdadeiro líder cristão é humilde o suficiente para ser tirado de cena e substituído, ao invés de ceder quanto aos princípios básicos de sua fé. E para superar e conviver com o desprezo da maioria é preciso fé.  

Fé e Gratidão.
Deus somente realiza maravilhas através líderes que possuem fé suficiente para serem desprezados, humilhados e envergonhados diante de uma multidão de incrédulos.As maravilhas de Deus são para poucos. E quando falo de maravilhas não falo de coisas mirabolantes e extravagantes, mas da alegria com a simplicidade da vida que Deus proporciona em qualquer situação. Vida maravilhosa é vida de gratidão, de santidade, de serviço, de contentamento sincero e de louvor contínuo.

Deus fez coisas maravilhosas para o seu povo por intermédio de Moisés: salvou os primogênitos dos israelitas, abriu o mar vermelho, deu-lhes pão vindo do céu, saciou-lhes a sede no deserto, concedeu-lhes vitórias sobre os inimigos etc. Todavia, o povo demonstrava constante ingratidão contra Deus e contra a liderança de Moisés. E qual era a atitude de Moisés? Ele intercedia por um povo ingrato. Quantos são os líderes que sabem lidar com a ingratidão? Poucos, pouquíssimos.

Fé e Santidade.
Moisés sabia que Deus estava purificando aquele povo para que pudessem entrar na Terra Prometida. Ele reconhecia a soberania de Deus e era grato por ser escolhido por Deus. O verdadeiro líder cristão sabe da força da pecaminosidade humana, mas se fortalece na santidade de Deus. A ingratidão humana é a principal razão para não vermos as maravilhas de Deus que estão a nos rodear diariamente. O ingrato é digno de pena, de oração e de conversão. Moisés sabia muito bem disso. Moisés orou por um povo ingrato.

A fé de um verdadeiro líder vem de Deus. É fé salvadora. É fé libertadora. É fé em Cristo que morreu para nos salvar. A fé de um líder cristão se apresenta ao mundo pelo trabalho, pela humildade e pela gratidão. Para ser líder nos padrões divinos é preciso muita coragem!

Um comentário:

  1. O legado de Moisés retrata bem como a liderança respaldada na humildade e não na soberba, faz a diferença sim! Vemos na liderança de Moisés, traços de um verdadeiro líder, dentre eles, o que participa, se envolve, esclarece, motiva, cria expectativa, (a expectativa gera motivação), se mantém firme no foco e encara os desafios com otimismo, mantendo a sua confiança inabalável, mesmo quando a situação parece impossível de ter solucão, como podemos observar em Êxodo 14:13,14 "Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis." Com base nessa passagem bíblica, tomemos como exemplo a atitude de Moisés, que diante de uma situação impossível aos olhos humanos, não desesperou, mas pediu a orientação de Deus, confiou no seu poder e acatou a sua orientação sem hesitar.
    Fabrícia Leite.

    ResponderExcluir