Páginas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Do HOMEM e suas crises existenciais (parte 1)

Por que o ser humano é agonizado por problemas existenciais tais como desilusão, frustração, depressão emocional, crise de identidade... etc?
A reposta está no fato de que não sabemos, ou não queremos saber, a razão da nossa existência. Saber a razão da existência é saber que rumo seguir na vida. Quem segue a vida sem rumo ou segue o rumo errado fica perdido, entra em crise.

Qual a razão da existência do ser humano? Quem conhece a Bíblia sabe muito bem a resposta. O razão da existência do ser humano é glorificar a Deus e alegra-se nele para sempre. É uma resposta simples e objetiva. “Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!”(Romanos 11:36)

Respostas simples resolvem vários problemas em qualquer área da vida. O ser humano então existe para duas finalidades básicas: 1)glorificar a Deus e 2)alegrar-se em Deus por toda a eternidade. Ou seja, se glorifico a Deus encontro alegria e felicidade verdadeira.

Glorificar a Deus. Quem é Deus? Há três pessoas na Divindade. O Pai, que nos deus a vida; o Filho (Cristo) que entregou sua vida por nós; e o Espírito Santo, que nos dá nova vida. Estas três pessoas formam um só Deus vivo, poderoso e glorioso.

Anunciar as maravilhas de Deus é uma das formas de glorificá-lo e de dar razão à existência humana. “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Mat 28:19)

Porém, para anunciar é preciso conhecê-lo. Se não me interesso em conhecer a ação de Deus na história da humanidade (meditar na Bíblia), não estarei glorificando a Deus e se não glorificar a Deus não encontrarei felicidade.

Crises existenciais se instalam e não se resolvem por não seguirmos bons conselhos. Onde tenho buscado orientação para minhas crises? “Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso” (Salmo 73:24-26)

Na próxima postagem meditaremos sobre o que é glorificar a Deus e sobre as diversas maneiras de glorificá-lo em nossas vidas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário