Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bíblia - A chave da verdade (resumo)



BÍBLIA - a chave da verdade! (parte 1)
Clique e leia:Revelação especial de Deus ao seu povo

BÍBLIA - a chave da verdade (parte 2) 
Clique e leia:A Bíblia serve para quê? 

BÍBLIA - a chave da verdade (parte 3) 
Clique e leia: É possível acreditar em toda a Bíblia?
BÍBLIA - a chave da verdade (parte 4)  
Clique e leia: A Bíblia deve ter autoridade sobre as nossas vidas? De onde vem esta autoridade?


CONCLUSÃO:Aprendemos que as Escrituras Sagradas são a revelação especial do Deus Eterno para o seu povo e que o seu propósito é comunicar o plano de salvação de Deus para os seres humanos, visto que estes pecaram e foram destituídos da santa intimidade com o Criador.

Os objetivos das Escrituras são estabelecer, preservar e propagar a verdade absoluta sobre Deus e sobre os homens, além disso, elas instituem um padrão de conduta e obediência, tornando-se nossa única regra de fé e de prática.

As Escrituras Sagradas são formadas por duas coleções de livros dividas em dois testamentos (Velho e Novo), formando um total de 66 livros inspirados por Deus e cujo elo entre eles é a promessa da vinda do Salvador, promessa que se cumpriu na vida e na obra do Senhor Jesus Cristo.
A autoridade das Escrituras Sagradas se confirma por ela ser de autoria divina, uma vez que Deus, agindo soberanamente sobre a história humana, inspirou e capacitou homens tementes, em diferentes épocas e sociedades, a redigi-la e preservá-la para as futuras gerações. Sua autoridade também é confirmada pela interpretação e compreensão operada pelo Espírito Santo de Deus, superando nossas limitações e nos dando um entendimento ao qual não poderíamos alcançar por nós mesmos.

Por fim, a interpretação coerente das Escrituras é operada pela consideração da obra como um todo. A própria Escritura, sob a luz do Espírito Santo, é fonte para a sua interpretação. A Palavra interpreta-se a si própria. 

“A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.” (Salmos 119:130)


Um comentário:

  1. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João: 8:32) Observamos que, a verdade que consiste na nossa santificação está em conhecermos a palavra de Deus, conforme a Bíblia nos diz em João 17:17 "Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade."
    Percebemos na atual conjuntura que, em função da correria do dia a dia, o estudo da Bíblia acaba se tornando um desafio, o que não deveria ser, conforme nos aconselha as escrituras em Mateus 6:33 "Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça..."
    Mesmo diante dos desafios cotidianos, devemos desenvolver o bom hábito de lermos a Bíblia diariamente, pois é através do estudo das escrituras que Deus nos revela a sua vontade libertadora e somos santificados em Cristo.
    Fabrícia Leite.

    ResponderExcluir