Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Do HOMEM e suas crises existenciais (parte 3)

Crises existências surgem tanto da inércia como de ações erradas. Não fazer o que deve ser feito é fonte de frustração. Fazer o que não deve ser feito resultará em fracasso. Vidas frustradas e fracassadas são marcadas por terríveis crises existenciais.

A única maneira de não fracassar ou não se frustrar é seguir o propósito para o qual Deus nos criou que é glorificá-lo e somente alegra-se Nele que é o Autor da Vida.

Já vimos o que é glorificar a Deus. Agora, é importante entender quais as ações e atitudes revelam o cumprimento deste propósito em nossas vidas.

Quais são as maneiras de Glorificar a Deus? Podemos listar as seis principais maneiras de expressarmos nossa glorificação a Deus:

Confessando. O distanciamento que o ser humano busca de Deus, a ponto de declarar-se ateu ou a indiferença em relação à vida espiritual, são causadas pela ação do pecado.  O pecado nos distancia de Deus. Não posso glorificar estando distante Dele. A aproximação de Deus e a sua glorificação se dá, em primeiro lugar, pela confissão sincera. “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade”(1Jo 1:9)

Crendo na Salvação. Sem fé é impossível agradar a Deus. Mas não é qualquer fé. Estamos falando da fé salvadora. Só há um caminho que pode ligar o homem a Deus. Esse caminho é Jesus Cristo que morreu por nós e ressuscitou, vencendo a morte e apontando o caminho para todo aquele possui fé verdadeira. “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição”(Rom 6:5)

Frutificando. A fé sem obras é morta. A prática de boas obras é obrigatória aos cristãos, pois quando feitas como expressão de gratidão pela salvação imerecida que Cristo conquistou por nós, demonstram a existência de Fé verdadeira. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mat 5:16)

Contentamento e alegria. Pessoas que tem um estilo de vida infeliz e murmurador demonstram falta de gratidão a Deus, desprezam as bênçãos de Deus nesta vida e também ignoram as promessas de novos céus e nova terra. Viver contente e alegre, apesar das circunstâncias, é um estilo de vida possível apenas para quem compreende o destino final que Deus nos reservou na eternidade. “É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!”(1Tm 6:6-7)

Evangelizando. A luz é existe para brilhar e iluminar os nossos caminhos. Crer que a fé em Jesus Cristo é o único caminho que nos reconcilia e conduz a Deus é uma benção de Deus que deve, obrigatoriamente, ser compartilhada com todas as pessoas do mundo.  “pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência”(2Tm 4:2)

Santificando. Ser santo é ser separado e dedicado a Deus. Ser santo é cumprir o propósito de glorificar a Deus. É santo quem dedica o melhor de sua existência ao serviço de Deus. Vidas dedicadas são vidas que glorificam. “Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz”(1Pe 2:9)

CONCLUSÃO
As crises existências pelas quais passamos são oportunidades que Deus nos dá para reconhecermos nossa insignificância e buscarmos sua presença gloriosa. Somente a presença de Deus é capaz de dar sentido à vida. Uma vida sem a presença do Deus único e verdadeiro é uma vida inútil. O antídoto contra as crises existenciais está em viver uma vida abundante. E vida abundante só existe em Jesus Cristo. Só ele nos garante a verdadeira vida!

“....eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10)

Um comentário:

  1. Realmente a glorificação a Deus pode ser expressa pelo homem através das ações e atitudes de confessar, crer, frutificar, contentar, alegrar, evangelizar e santificar. Acredito que podemos utilizar todos os verbos positivos para glorificarmos a Deus, "Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Romanos 11:36). Afinal, foi para esse propósito que Ele nos criou, "A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo.” (Efésios 1.12). Pois em sua onisciência, Deus sabia desde o princípio que essa seria a única maneira de não fracassarmos e nem nos frustrarmos.
    Fabrícia Leite.

    ResponderExcluir