Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Deus existe? (parte 2)


É possível comprovar a existência de Deus? Sim. Pelas obras de Deus, por exemplo, é possível comprovar sua existência eterna e soberana.

Deus existe e sua assinatura está estampada em todos os lugares. Sendo ele o criador e a causa primária de tudo o que existe, sua manifestação não é oculta a ninguém. E ninguém pode limitá-lo aos padrões medíocres da mente humana. “Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso.” (Jó  38:4) A criação manifesta a glória de Deus!

Imaginar o mundo sem o Criador é tão absurdo quanto imaginar que a linda pintura de uma tela tenha surgido do nada. Um mundo sem Deus é tão inconcebível como uma obra de arte sem o artista. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais”(Atos 17:24-25)

A providência de Deus, ou seja, a sua graciosa e misericordiosa ação controladora e conservadora de todas as coisas é outra prova de que sua existência é real e atuante no mundo que ele criou para sua própria glória. 

A maior manifestação da providência de Deus em nosso favor está no fato que partiu dele o propósito de estabelecer uma reconciliação com a humanidade decaída e pecaminosa ao enviar o Jesus Cristo, o Deus filho, para se oferecer em nosso lugar. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”(Isa 9:6)

A providência de Deus é uma manifestação de amor. “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele”(1Jo 4:9)

A existência do homem e a complexidade do seu ser é talvez a prova mais robusta da existência de um Deus. A junção de corpo e espírito em um único ser é algo maravilhoso demais para ser compreendido. Aliás, de tão incompreensível que é, resta-nos apenas a possibilidade de admirar e mirar a existência de um Deus altíssimo. “Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia”(Slm 139:15-16)

A existência de Deus se comprova, então, de modo cabal pelas suas obras, pela sua providência e pela própria existência humana sobre a face da Terra. Mas o pecado nos distancia do Deus único e verdadeiro "Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações" (Isa 59:2)
Assim, resta-nos clamar para Deus mesmo mude os nossos desejos e vontades e nos aproxime Dele. 
“Que o Senhor, o nosso Deus, esteja conosco, assim como esteve com os nossos antepassados. Que ele jamais nos deixe nem nos abandone! E faça com que de coração nos voltemos para ele, a fim de andarmos em todos os seus caminhos e obedecermos aos seus mandamentos, decretos e ordenanças, que deu aos nossos antepassados” (1Rs 8:57-58)

Nenhum comentário:

Postar um comentário