Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Quem é Deus? (parte 1)

Certos da existência de um Deus único, criador e que governa todas as coisas, resta agora abordar um pouco sobre a essência deste Deus. 

Vivendo em um mundo onde o ser humano cada vez mais se acha superior a Deus, a ponto de desprezar sua existência não o glorificando, se torna importante resgatarmos o conhecimento sobre a grandeza e a santidade de Deus.
Aprender sobre Deus é fundamental para reduzir a soberba humana, tão em moda em nossos dias.

A Bíblia, que é a chave do conhecimento da verdade, nos apresenta tudo o que precisamos saber sobre a essência de Deus. O primeiro conhecimento sobre Deus é que Deus é espírito. “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”(Joã 4:24)

Em primeiro lugar, dizer que Deus é espírito significa que Ele é uma substância não material e possui uma essência pura, sem misturas. Significa que Deus não é composto de corpo e alma. Corpo é mistura. Em Deus não existe mistura, mas pureza sublime.

Em segundo lugar, significa dizer que Deus não é igual aos demais espíritos. Os anjos, por exemplo, são espíritos ministradores, mas não igual a Deus. Os homens possuem alma espiritual, mas não igual a Deus.

Estes espíritos (dos homens e os anjos) foram criados por Deus. Porém, Deus não foi criado por ninguém. Daí, outra verdade sobre Deus: Deus é infinito!
Saber que Deus é espírito infinito significa dizer que para ele não existem limites de qualquer espécie.  Deus não está limitado aos espaços físicos, nem às dimensões, nem aos tempos e nem à vontade dos seres humanos! Deus não é nosso servo, nós é que devemos servi-lo e glorificá-lo. Todos os outros seres são limitados, mas para Deus não há limites.
Deus é um Espírito imenso e está em todos os lugares ao mesmo tempo. Deus é um Espírito que concede vida aos demais espíritos.

Deus é o Espírito Supremo. Deus é o Deus dos espíritos. "Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer."(Apo 22:6)

Porém nós, seres humanos, somos coparticipantes da natureza divina. E quando pensamos em natureza divina compartilhada, queremos dizer algumas qualidades divinas. Desfrutamos da natureza divina não por identidade, nem por união com a essência divina, mas por uma transformação à semelhança de Deus.

Em relação a Deus, ser semelhantes nunca significa dizer ser igual. Todos os atributos que possuímos são apenas uma concessão graciosa que Ele resolveu compartilhar conosco para que pudéssemos glorificá-lo.
“O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina”(2Pe 1:3-4)

Medite na grandeza Deus! 

Na próxima postagem, discutiremos sobre algumas implicações que surgem a partir do conhecimento sobre essência espiritual de Deus e como elas influenciam as nossas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário