Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

Isaque – aprendendo a confiar em Deus


“Daí a pouco o menino disse: —Pai! Abraão respondeu: —Que foi, meu filho? Isaque perguntou: —Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício? Abraão respondeu: —Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício, meu filho. E continuaram a caminhar juntos” (Gêneses 22:7-8)
VONTADE DE DEUS, TEMPO DE DEUS
Aprender a confiar em Deus, significa desenvolver dois deveres básicos: o primeiro é o dever de se submeter à vontade de Deus; o segundo é o dever de se submeter ao tempo de Deus. Na vida de Isaque, assim como na de seu pai Abraão, percebemos a disposição de homens que aprenderam a submissão à vontade de Deus, no tempo determinado pelo próprio Deus.

Infelizmente, gostamos de fazer somente a nossa vontade e no tempo em que desejamos. Achamos que liberdade é realizar os nossos desejos. O resultado é o fracasso, a escravidão e a ansiedade.

A história de Isaque que vimos hoje na lição da escola dominical nos apontou o caminho que conduz à verdadeira liberdade e satisfação: aprender a confiar em Deus. Isaque soube desenvolver a sua confiança em Deus através da submissão à sua vontade e no seu tempo.

SALVAÇÃO DE DEUS
Nos versículos acima, percebemos que tanto Isaque como Abraão sabiam que Deus seria fiel em suas promessas. Abraão já havia aprendido a não pegar atalhos para ver o cumprimento das promessas de Deus. E Isaque, que ainda era um rapazinho, já estava aprendendo a confiar no Deus de seu pai. Ambos esperavam pela salvação vinda de Deus.

E Deus sempre envia a salvação no momento certo. Primeiro ele providenciou um cordeiro para o sacrifício no lugar de Isaque, salvando assim sua vida, garantindo que Abraão tivesse descendência; e em segundo, ele providenciou Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, garantindo a nossa salvação.   

ORAÇÃO E PACIÊNCIA
O nosso Deus Eterno sempre nos envia tudo o que precisamos, e no momento certo. A atitude inicial que devemos ter é a de submissão e paciência. E como estas não são atitudes naturais à natureza pecaminosa do ser humano, devemos começar a desenvolvê-la a partir da oração. Isaque estava meditando, possivelmente orando mesmo, quando se encontrou pela primeira vez com sua já escolhida esposa. A providência de Deus já havia lhe garantido uma esposa. Todavia, muitos imaginam erradamente que seus desejos e sentimentos é que devem ditar suas escolhas. É um triste erro! Nossas escolhas devem ser determinadas em função dos princípios de Deus e não das nossas vontades contaminadas pelo pecado.

SUPERAÇÃO E VITÓRIA
Isaque compreendia a importância de uma vida pacífica e submissa à vontade de Deus. Ele não brigou e nem entrou em guerra quando seus inimigos destruíram os poços que ele e seu pai havia cavados. Ele cavou outros em outros lugares e assim aprendeu a viver uma vida de superação aos problemas. Ele expandia os seus horizontes para vencer as adversidades. Por isso, Deus o tornou próspero e riquíssimo. Ele vivia acima dos problemas, sua vida estava no nível de Deus!

Adolescentes visitando a classe!




Nós sabemos que Isaque também cometeu graves erros e iremos discutir mais sobre isso na próxima lição quando tratarmos sobre a vida de seu filho Jacó. A vida dos servos de Deus narradas na Bíblia possuem também como propósito nos mostrar que o importante é imitarmos o que é positivo e precavermos do que é negativo. Isto é sabedoria vinda de Deus!    

Que as nossas vidas estejam sendo niveladas segundo a vontade de Deus e no tempo de Deus, para que possamos desfrutar com alegria da salvação gratuita em Jesus Cristo. Que estejamos desenvolvendo uma vida de oração e paciência para superar os problemas com grandeza de espírito e desfrutarmos das vitórias que só Deus pode nos dar!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário