Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Sara e o segredo da obediência feminina....

E a aula de hoje foi realmente cheia de polêmicas. A história de Sara e as características do seu comportamento renderam uma acirrada discussão sobre o papel da mulher no relacionamento familiar.

A Bíblia nos apresenta Sara como uma mulher obediente ao seu marido nas circunstâncias mais questionáveis possíveis. Não há nenhum relato sobre sua possível contrariedade em acompanhar o marido em suas peregrinações por terras estranhas. Ela também não se revoltou com o marido ao ser induzida a mentir sobre o verdadeiro relacionamento de ambos.

Priscila e Jaeder Júnior,
noivos e felizes
E a grande questão é: por que Sara foi tão obediente ao seu marido? No contexto familiar que vivemos no século XXI é praticamente impensável um comportamento como o de Sara, e isso foi consenso entre os alunos da classe, exceto para o aluno Jaeder Júnior, pois a sua noiva Priscila comprometeu-se durante a aula a ser ainda mais obediente do que Sara. É compreensível esse tipo de promessa para um casal que cujo noivado aconteceu a menos de dois dias!

Daí, o professor propôs um estudo de caso e criou o seguinte cenário: imaginem um marido que diz ter sido chamado por Deus para desenvolver um trabalho missionário em uma região distante do país ou mesmo fora dele. Ele comunica o seu possível chamado à esposa. Porém, ela fica indignada e se recusa a acompanhá-lo. Então, o que ele deve fazer? Deverá seguir o chamado de Deus ou ficar com a esposa?

Priscila, visitando
a classe
A sala ficou dividida entre as duas possíveis respostas. De um lado, ficaram os alunos que entendem que ele deveria obedecer a Deus e não à esposa. De outro lado, aqueles que entenderam que por ser uma só carne e diante do compromisso do casamento, ele deveria ficar com a esposa. Uma das participantes da aula chegou a desabafar: “Com certeza o marido iria deixar a esposa, pois homem deixa a mulher por qualquer motivo mesmo, quanto mais se for por um chamado de Deus

E realmente a polêmica se instalou. Mas, cientes de que a Bíblia não se contradiz, foi à luz da Palavra de Deus que se elucidou a questão e também descobrimos o segredo da obediência de Sara.
A questão do chamado de Deus é algo muito importante para a vida do cristão. Todo cristão tem um chamado de Deus para exercer algum tipo de ministério, conforme os dons que o próprio Deus nos dá. Muitos, no entanto, confundem esse chamado e deixam-se influenciar pelos desejos pessoais, pois enganoso é o coração do homem.

Seja qual for o chamado, ele deve ser sempre confirmado em oração e mediante o criterioso estudo da Palavra de Deus, sob orientação do Espírito Santo. E, no caso de um chamado que envolva os destinos da família, implica também na confirmação, mediante a aceitação e submissão do cônjuge, em caso de pessoas casadas, é claro. Daí, a grande preocupação que o crente solteiro deve ter com o casamento! Se não se preocupou antes, depois não adianta reclamar!

“e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne” (Mar 10:8)

Realmente, sendo uma só carne, não é aceitável que haja divisão, ou melhor, destruição da família em prol de um pseudo chamado, pois o verdadeiro chamado de Deus nunca envolverá a ruína da família. Deus instituiu a família, ele é o seu sustentador e não o seu destruidor. O que destrói a família é pecado do homem, e não o chamado de Deus!

“A esposa não manda no seu próprio corpo; quem manda é o seu marido. Assim também o marido não manda no seu próprio corpo; quem manda é a sua esposa... Cada um deve continuar vivendo de acordo com o dom que o Senhor lhe deu e na condição em que se encontrava quando Deus o chamou. É essa a regra que eu ensino em todas as igrejas... Mas o homem casado se interessa pelas coisas deste mundo porque quer agradar a sua esposa”(1Co 7:4,17,33)

Descobrimos, assim, o segredo da obediência de Sara: ela foi obediente porque o seu marido era um homem escolhido por Deus para uma grande missão. A pessoa casada deve se preocupar em agradar ao companheiro, isso é mandamento bíblico, por isso, o solteiro deve procurar alguém com a mesma fé, para que ao se agradarem mutuamente, também agradem a Deus. Infelizmente, muitos são os que têm se confundido no chamado de Deus porque não buscam um casamento segundo os preceitos de bíblicos. Sara foi obediente porque Deus colocou a obediência em seu coração, mudando a natureza das coisas.

Só o poder de Deus pode mudar a natureza pecaminosa do homem em uma natureza santa. Neste início de século XXI não está na “moda” que as mulheres obedeçam aos seus maridos e nem que os maridos amem as suas esposas a ponto de dar a própria vida por amor delas, pois a idolatria pessoal e o amor aos valores do mundo estão sufocando o amor a Deus. Lembre-se, porém, de que não é o mundo que nos dá a vida eterna ao lado de Deus!!!

Um comentário: