Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jacó e o problema da esperteza – parte 2


“Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido” (Gênesis 28:15)
Como já vimos antes, Jacó sofreu terrivelmente por se achar mais esperto e por tentar fazer prevalecer os planos de Deus através das trapaças humanas. É um comportamento muito comum nos crentes de hoje em dia também.  

Porém, apesar da nossa obstinação em desagradar a Deus, ele não nos desampara. Foi assim na vida de Jacó. Ele não deixou de ser amparado por Deus em nenhum momento. Mas não foi poupado dos sofrimentos: teve de fugir, ficou distante dos pais e foi enganado pelo sogro.   

Quando Deus disse a Jacó que “iria cumprir aquilo que te hei referido”, ele estava afirmando que iria iniciar um processo de transformação na vida de Jacó. E assim o fez! Deus sabia dos desvios no caráter de Jacó, mas iria começar a moldá-lo e transformá-lo.

Nossa relutância em tentar caminhar sem a orientação de Deus nos faz cair em buracos a todo instante. Jacó caiu em vários. Mas a mão Deus o resgatou, o livrou e o restaurou.

O processo de restauração de Jacó foi doloroso. Ele se apaixonou por uma bela jovem e quis se casar com ela. Mas o pai dela era ainda mais esperto do que Jacó; é sempre assim, os espertos sempre são enganados por outros ainda mais espertos. O limite da esperteza humana é o castigo de Deus!

Sabendo do interesse de Jacó, seu sogro lhe submeteu a trabalhar sete anos para obter a permissão para o casamento. Trabalhou e conseguiu se casar; não com a bela jovem, mas com a irmã mais velha e mais feia. 

E, mesmo assim, só conseguiu se casar com sua amada sob a condição de trabalhar ainda mais sete anos.Trabalhou, ao todo, 14 anos para o sogro e ainda teve de aturar duas esposas. Uma esposa já é complicado, imaginem duas! E para piorar a situação, a sua preferida era estéril e não pode lhe dar filhos por muitos anos. Quantos sofrimentos, angústias e frustrações sofreu o “espertalhão” Jacó no processo de restauração de Deus!     

É assim mesmo que Deus faz para moldar e transformar o pecador redimido. Pouco a pouco, num processo de santificação contínua, Deus vai permitindo que as experiências e as frustrações nos tornem sensíveis e submissos à sua vontade. 

É a partir daí que surgem grandes transformações e que a verdadeira felicidade começar a brotar em nossos corações regenerados. Por isso, quanto antes nos rendermos a Deus, quanto antes nos livraremos da culpa e das duras conseqüências do pecado!  

No próximo post nós vamos tratar sobre o Jacó transformado por Deus.

Não se esqueça de ler a lição 05 e os capítulos 28 a 33 de Gênesis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário